A massagem em crianças maiores

massagem-para-bebes-toque-da-borboleta-maria-aparecida-alves-giannotti24

Devido ao sucesso na implantação da massagem Toque da Borboleta com bebês, em uma das creches na qual desenvolvíamos um trabalho, a direção e a equipe pedagógica resolveram estender a massagem às crianças maiores. Essas crianças, na faixa etária de 3 a 6 anos, estavam apresentando comportamento agressivo, principalmente as maiores, relacionando-se muitas vezes com agressões físicas.
A professora e a pajem foram ensinando a massagem aos poucos, para os grupos do maternal, jardim e pré.
Aos pares, iam aprendendo, primeiro o toque na cabeça, no rosto, nas mãos, tronco e pés. À medida que aprendiam uma parte, iam aos poucos introduzindo as seguintes.
As crianças do pré e jardim chegaram a aprender toda a massagem e a exercitavam com os colegas. Elas foram aprendendo na prática a se relacionar de uma forma carinhosa e não de modo violento como faziam. Afinal porque dar socos ou chutes nos colegas, se podem se relacionar com o carinho do toque que recebiam e davam?
Observamos também que conseguiam se concentrar mais nas atividades propostas favorecendo a aprendizagem.
Até três anos, só o adulto faz a massagem na criança. À partir dessa idade, na creche ou escola, o educador pode estar fazendo exercícios de toque entre as crianças. Como? Aos pares sugerimos, por exemplo, que façam massagem nas mãos. Um de cada vez, em cada mão. Em outro momento, sugerimos que brinquem de massagear a cabeça ou “passar shampoo”, também massagear as costas, um do outro ”ensaboando”, ou ainda massagear o pé um do outro. Esses exercícios devem ser bem curtos, por volta de um a cinco minutos, para que o interesse das crianças seja mantido.
É importante que a professora ou pajem sinta a dinâmica do grupo, crie um clima agradável e, se possível, utilize música relaxante.
Às vezes a pajem/ADI/professora faz massagem nas crianças, sobretudo nas menores, ou as crianças fazem umas nas outras.
As chamadas músicas da “Nova Era” são bastante indicadas para o relaxamento e podem ser utilizadas na hora da massagem, ou qualquer outra música que acalme as crianças, de preferência instrumental (não cantadas). Os cantos gregorianos também podem ser utilizados.
É importante que a escola/creche/berçario e mesmo hospital, conte com a colaboração dos pais, seja para relatar o trabalho com a massagem, seja para ensinar a técnica a eles, assim, os mesmos podem estar fazendo a massagem em casa, colaborando com a integração família/instituição em benefício da criança.

https://massagemparabebes.com/

 

Deixe um comentário