A massagem infantil toque da borboleta foi introduzida no Brasil por Eva Reich filha de Wilhem Reich, em 1980.
Esta técnica de massagem, quando adequadamente aplicada, propicia uma integração individualizada adulto/criança e criança/criança e uma troca de energia entre ambos.
Favorece o desenolvimento psicomotor, sendo muito importante no aspecto preventivo para o crecimento de uma criança saudavel, inteligente e sobretudo, feliz.
É indicada também para crianças com prolemas de saúde e de comportamento. Foram verificados resultados positivos e um alto grau de recuperação entre crianças prematuras e desnutridas.
Quando ensinada para crianças maiores, em instituições, houve diminuição visível da agressividade entre elas.
A massagem infantil toque da borboleta é a principal técnica da bioenergética suave e caracteriza-se pelo seu toque delicado e carinhoso.
Em pesquisa realizada pela PhD Ruth Rice*, constatou-se que os bebês que receberam essa massagem apresentaram um desenvolvimento neurológico sensivelmente maior, maior ganho de peso, além de melhor desenvolvimento mental do que os bebês que receberam atendimento de rotina.
Na minha experiência de muitos anos como supervisora de creches na rede pública, onde foi implantada a massagem toque da borboleta como rotina, os berçários eram mais tranquilos, quase sem nenhum choro, e os profissionais mais satisfeitos e orgulhosos de seu trabalho.
Atualmente tenho me dedicado à divulgação dessa técnica principal da bioenergética suave através do cursos para profissionais de creches, APAE, hospitais e pais interessados, em São Paulo e no interior do estado.
* Pesquisa desenvolvida pela dr. Ruth Rice com prematuros, citada po Eva Reich no corso de 1980, em Sao Paulo