O tato – poesia de Julita Zan

massagem-para-bebes-toque-da-borboleta-maria-aparecida-alves-giannotti005

“Pegar com a mão, polegar, o abraço, o amasso, tocar.

Na beleza do toque sentir o tato, o seu dizer bem-vindo, sou querido, sou amado, as palmas, a alegria festejada, as mãos entrelaçadas numa atitude de reflexão, de atenção, o muito prazer em sentir a mão, poder até levar ao tesão, o toque, o contato, os maus tratos, o bater, o apanhar, socar, o toque, o amar, o alisar.

O toque, a sensação da brisa, do frio, do pisar na neve, do pegar o gelo, do bule quente de chá, de café, da água fervente, do chuveiro escorrendo em nosso corpo, o quanto é refrescante e gostoso!

Tato não é só o nome do irmãozinho mais velho, é também uma porção de coisas: é o sentir o outro, os objetos de uma casa, a roupa, a pele, o toque na areia, na ripa, na bola, outrora e agora.

O tato também é olhar de cego, do mais horripilante ao mais belo, o tato transfere ao nosso conhecer o que é ruim e o que dá prazer.

Tato no abraço do reencontro do amigo, tato na mão do vizinho escolhido pra conversar e o tempo passar.

Tato é estimulo fundamental para se amar, mais próximo afetivamente e geologicamente ficar.

O tato, logo pensamos e fazemos a dedução que seja com as mãos. Mas o tato está em todo nosso corpo, na pele, nos nervos.

Tato, a dor de um corte, felizes os que tem alguém para dar as mãos na morte. É terrível, mas verdadeiro e forte, o tato é o norte de que sentimos de quem experimentamos, de algumas pessoas e coisas que conquistamos.

Dar as mãos para rezar, num ato de fé, harmonizar, sentimentos, desejos pedidos.

Dar as mãos para brincar de roda, falar com as mãos nim estilo italiano, e até falar com as mãos para quem não pode escutar, a linguá dos surdos.

Tato, as mãos, o falar, o ouvir todos os sentimentos, a todo momento necessário. Que tal entrelaçarmos nossas mãos agora, para sentimos calor, a amor ressaltar e a vida deslumbrar.

Julita Zan

Do livro “O voo da borboletas, caderno Loucriação, n°1”

https://massagemparabebes.com/

Deixe um comentário